quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ex-candidata ao governo do Piauí, Lourdes Melo se emociona ao falar de política. Veja

A professora Lourdes Melo, concedeu entrevista ontem (24) ao 180graus. Pela primeira vez, a líder do Partido da Causa Operária (PCO) no Piauí, falou como ex-candidata ao governo do Estado, após ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral.

A professora Lourdes Melo fez uma avaliação do processo eleitoral vigente, criticou a postura da justiça eleitoral e disse que, independente de sua candidatura, o PCO vai continuar sua luta de conscientização e procurar mostrar que a política que vem sendo feita no Piauí, só favorece aos partidos ricos.

Segundo a ex-candidata, o que vem observando é um processo político nada democrático, em que a justiça eleitoral, que tem o papel de investigar, está adotando outro, o de legislar. Para ela, quem deveria garantir a igualdade na disputa está tirando este direito dos partidos pequenos.

“É esse o sentimento que tenho com relação à justiça eleitoral do meu Estado depois de todos esses acontecimentos envolvendo minha candidatura. É lamentável essa posição. Entendemos que os TRE’s têm o direito de estabelecerem suas normas, mas essas normas não podem servir para tirar da disputa os partidos menores, como ocorreu aqui. O indeferimento de todas as candidaturas do PCO deve ser visto como um fato histórico, em que o direito e a bandeira de uma sigla partidária foram ignorados”, avalia a professora Lourdes Melo.

PROCESSO
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Raimundo Eufrásio confirmou na segunda-feira (23), após a sessão, que será aberto um processo para apurar se a então candidata do PCO cometeu algum tipo de crime, ao realizar, aos gritos, protesto dentro da corte do TRE. Na oportunidade, Lourdes Melo se alterou e junto com outros correligionários, gritava “Justiça ficha suja, justiça ficha suja, justiça ficha suja”. O Ministério Público também se manifestou a favor da abertura de um processo contra a professora.

Sobre o assunto, Lourdes Melo manteve sua posição e disse que vive em uma democracia e que tem sim, direito a fazer protesto contra aquilo que não concorda.

“Não vamos nos abater com nada. Entendemos que temos o direito de protestar e vamos continuar nossa luta. O PCO defende uma bandeira de Socialismo e independência e não vai se curvar às imposições da justiça e sempre que entender, vai protestar sim. Sobre ser presa ela disse que não tem receio, pois tudo o que fez foi em nome de uma causa maior”, frisa.

A militante disse ainda que não se arrepende de seus atos, pois acredita serem os protestos de muitos piauienses, que assim como ela, não aguentam mais a forma como a política está sendo tratada.

MOTIVOS PARA MILITAR NA POLÍTICA
Ainda sem aceitar o indeferimento de sua candidatura, Lourdes Melo fala sobre os motivos que a faz seguir na política. Ela conta que sempre teve consciência que ao lançar sua candidatura, seja para governadora, como ocorreu em 2010, seja para prefeita, como ocorreu em 2008, sabe que não vai obter a quantidade de votos necessária para sua eleição. No entanto, reforça, sua candidatura significa lutar para mostrar à sociedade que o modelo atual não vai levar ninguém a lugar algum.

“Temos uma bandeira que é defender os interesses das classes trabalhadoras, temos uma missão que é denunciar as irregularidades nos governos que aí estão instalados há anos e que não dão oportunidades às pessoas. Muito mais que buscar um cargo, nossas candidaturas visam formar uma consciência no eleitorado para que enxerguem a corrupção e não se deixem influenciar por ela”, explica Lourdes Melo.

RECADO
Sobre o pleito 2010, a professora deixa um recado para todos os eleitores que certamente votariam nela. “Nossa luta não acaba aqui, todo nosso trabalho e os encontros segue normalmente. Não estamos mais concorrendo ao cargo, mas os nossos ideais serão os mesmos e não os abandonarem, como fazem os outros políticos e quatro em quatro anos”, acrescenta.

FUTURO
Para o futuro, Melo ressalta que não fará nenhum tipo de aliança com os candidatos que aí estão, nem agora nem em um provável segundo turno. “Nenhum defende os nossos interesses”, fala. Com relação ao pleito, ela disse que vai continuar pedindo votos para o PCO. Sobre a política, ela disse que é intenção sua e do partido disputar a prefeitura de Teresina nas eleições de 2012.

QUEM É LOURDES MELO
Natural de Pedreiras, no Maranhão, Maria de Lourdes Soares Melo tem 57 anos e é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filha de pais agricultores, Lourdes Melo chegou ao Piauí em 1975, com apenas 22 anos. Desde cedo a maranhense logo ingressou na política e teve participação ativa em alguns momentos históricos na história da política do Brasil, como a luta pelas ‘Diretas Já’, combateu a Ditadura Militar, defendeu a formação da CUT e também defendeu os interesses de alguns sindicalistas nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Lourdes Melo é mãe de três filhas, Lilian, Helena e Priscila Melo.


Acesse: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário