sexta-feira, 13 de agosto de 2010

JVC e advogado explicam porque pode usar imagem de Lula e Dilma. VEJA DETAHES

O senador e candidato a governador João Vicente Claudino (PTB) concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13/08) e explicou, junto com o seu advogado Charles Max, porque pode utilizar em suas peças de campanha as imagens do presidente Lula e de sua candidata a sucessão Dilma Roussef (ambos PT).

Segundo ele, essa decisão já era esperada e vem contribuir muito para o crescimento de sua campanha. Ele disse que está feliz, pois fez parte do governo Lula e que entende ser muito importante essa associação de imagens.

“A lei que obrigava a verticalização das coligações acabou em 2006 e, portanto, nós poderíamos sim usar a imagem de Lula e Dilma em nossa campanha. Sobre essa determinação do TRE nós acatamos, mas sabíamos que ela seria revertida em Brasília. Agora, vamos trabalhar bem essa imagem e com certeza, vai nos ajudar muito”, afirma o candidato.

ADVOGADO CHARLES MAX
O advogado do candidato João Vicente também falou ao 180graus. Ele explicou a decisão do TSE sobre a associação de imagens de candidatos no âmbito dos Estado.

"Após consulta do senador Marconi Perillo (PSDB/GO) sobre a questão, o TSE disse que os candidatos nos Estados podem fazer uso de imagem e som dos presidenciáveis em disputa entre si. No entanto é preciso que a coligação seja coligada em âmbito nacional. No caso do PSB, que tem Wilson Martins como candididato, ele usa a imagem de Lula e Dilma porque tem o PT na coligação. Embora aqui, o PT nem esteja na chapa majoritária, mas tem coligação com a chapa de Dilma. Nesse caso, nós também temos legítimo direito, pois nosso vice é do PDT, que é coligado oficialmente com o PT nacional", explica Charles Max.

O advogado acrescenta que quando os partidos fazem aliança entre si, deixam de ser partidos separados e passam a ser um Partido Político Temporário, indivisível. Dessa forma, toda essa 'massa' é única e os partidos passam a ser representados pela coligação, no caso do PTB e aliados, o que vale é a coligação 'Por um Piauí Novo'.

ENTENDA O CASO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) havia notificado o candidato João Vicente a suspender a divulgação de suas fotos ao lado de Lula e Serra. Os adversários de JVC, o candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) e os petistas disseram que o petebista não poderia usar as imagens de Lula e Dilma porque seu partido, nacionalmente, apoia José Serra (PSDB) e não a candidata a sucessão petista. Entraram na Justiça Eleitoral para barrar essa possibilidade. O parágrafo 6º do artigo 45 da Lei 9504/97, segundo TSE, permite ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.

ALFINETANDO SILVIO MENDES
O senador disse ainda que ao contrário do tucano Sílvio Mendes, que evita usar sua imagem ao lado de José Serra, candidato do PSDB à presidência, ele faz questão de ter Lula e Dilma ao seu lado.

“Faço questão sim, de associar minha imagem à do presidente Lula e da candidata Dilma, pois representam um projeto de crescimento, do qual eu fiz parte”, critica o senador.


ACESSE: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário