quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Novos institutos chegam ao Estado do Piauí: Vem aí o 'Houais' e o 'Escutec'

Com a proximidade das eleições aumentam as especulações sobre qual candidato deve ser eleito. Se no meio político esses comentários são embasados em conversas extra-oficiais com os próprios candidatos, no meio do eleitorado essas conversas são fundamentadas em informações veiculadas todos os dias pela imprensa.

Para tentar formalizar estas opiniões e passar ao máximo a realidade do cenário político de certo momento, existem os institutos de pesquisas eleitorais. Estes institutos possuem registros nos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado e recebem autorização para entrevistar os eleitores e divulgar a intenção de votos do grupo pesquisado.

No Piauí, 12 institutos de pesquisas aparecem no site do TRE como aptos a fazerem pesquisas. Em 2010, ano em que ocorrem eleições para presidente, senador, governador, deputado federal e estadual, os institutos se revezam na publicação de várias pesquisas eleitorais com o intuito de mostrar para o eleitorado quais candidatos aparecem nas primeiras colocações, ou mesmo para mostrar como está posicionado cada candidato.

Institutos que aparecem no site do TRE-PI e que podem fazer pesquisas no Estado

Os institutos de pesquisas reproduzem a intenção de voto dos eleitores, sendo a opinião a cerca destes resultados livre para todos que participam de uma eleição.

Além dos 12 institutos de pesquisas já registrados no TRE-PI, outros dois devem publicar novas pesquisas no Estado, aumentando, assim, as opções de resultados a cerca das eleições de outubro. Trata-se do Instituto Antonio Houais, patrocinada pela TV Antena 10 e o Instituto Escutec, do Maranhão.

VEJA LISTA DE INSTITUTOS
CLASS MARKETING ASSESSORIA E PESQUISA LTDA
DATACERTO LTDA ME
IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda
Instituto Brasileiro dos Eleitores - Inbraelei
Instituto Captvox
Instituto de Pesquisa Data AZ Ltda
Instituto Jales de Pesquisa
INSTITUTO PARANÁ DE PESQUISA E ANÁLISE DE CONSUMIDOR LTDA
Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda - AMOSTRAGEM
Larcerte Consultoria Empresarial Trei. LTDA
MERITA COMERCIO E SERVIÇOS (DATA MERITA)
VOX OPINIÃO PESQUISA E PROJETOS LTDA


Acesse: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário