sábado, 28 de agosto de 2010

TRE-PI cassa prefeita da cidade de Angical acusada de comprar votos. DETALHES

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou mais um eleito em 2008. Desta vez foi cassada a perfeita de Angical do Piauí, Ana Márcia Leal da Costa Sousa (PTB), acusada de capitação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso de poder econômico e político, conduta vedada a agente público e corrupção eleitoral.

Segundo consta nos autos, a prefeita eleita em 2008 com 1.947 votos, teria contratado de forma irregular alguns servidores para os cargos de professores substitutos para o quadro da educação da cidade. Ainda segundo a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), a prefeita teria cometido os crimes no período eleitoral.

Por unanimidade, 5 a 0, a corte do TRE, reformou a decisão da 84ª Zona Eleitoral, que havia julgado improcedente a ação e decidiu pela cassação do mandato da prefeita, pelo imediato afastamento, pela diplomação dois segundos colocados e pela inelegibilidade por oito anos. O segundo colocado na cidade de Angical do Piauí foi Jonaldes Gomes Alves (PRTB), que teve 1.561 votos, que deve assumir a prefeitura tão logo sejam publicados os acórdãos da decisão do TRE.

A decisão da corte não atingiu o vice-prefeito da cidade, Alberto Ribeiro Soares. O relator do processo que tirou do cargo a prefeita do PTB, foi o juiz Luiz Gonzaga Viana Filho. Agora já são 40 prefeitos cassados em todo o Piauí, dentre os eleitos em 2008. Faltam ainda mais 36 processos para serem julgados na Justiça Eleitoral.

DEFESA
O advogada de defesa foi Willian Guimarães, que falou sobre a decisão do TRE. Ele disse que aceita a decisão, mas não concorda e vai recorrer no TSE.

"Vamos entrar com uma ação pedindo um liminar para que a prefeita permaneça no cargo. Vamos esperar a publicação dos acórdãos e se for necessário, entraremos com os embargos cabíveis, caso contrário, vamos recorrer diretamente a Brasília", afirmou o advogado.

Ainda segundo ele, a defesa entende que os atos da ação não aconteceram no período eleitoral e que as testemunhas são falhas. "Muitas delas, as mais importantes, sequer, foram ouvidas", completa.

NOVO PREFEITO
O novo prefeito da cidade de Angical é Jonaldes Gomes Araújo. Após o julgamento, ele falou da expectativa do julgamento e o que espera encontrar na cidade.

"Estamos felizes porque a justiça eleitoral foi feita. Agora esperamos encontrar a cidade em condição de ser administrada ainda, não sabemos como estão as secretarias e tememos o que possa ter acontecido lá. Ainda hoje retorno a cidade para aguardar o dia de minha posse", comentou o agora prefeito.


Acesse: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário